ERICO VERÍSSIMO E JEAN PIAGET: DA LITERATURA INFANTIL À CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIANÇA

Autores

  • Raquel Fensterseifer Weissheimer Professora da Rede Municipal de Capão do Leão - RS
  • Rafael Montoito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas) https://orcid.org/0000-0002-3294-3711

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3254

Resumo

Partindo da ideia de que a literatura infantil, a partir da contação de histórias, pode ser vista pelos professores como uma aliada para o ensino da geometria, esse artigo tem como objetivo principal discutir o desenvolvimento das relações topológicas, segundo Piaget, na construção do espaço pela criança, tomando como elemento potencializador para este processo o livro infantil As Aventuras do Avião Vermelho, de Erico Veríssimo. A partir das ações das personagens e do desenrolar da história, foram elaboradas sequências didáticas que visam ao desenvolvimento da construção das relações topológicas. Este artigo, parte de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, apresenta três das sequências didáticas criadas. A pesquisa, como um todo, utiliza-se de referenciais que discutem as teorias de Piaget, a potencialidade da literatura para o ensino de diferentes disciplinas e a impregnação mútua que se dá entre a língua materna e a linguagem matemática, os quais são apresentados brevemente neste texto. Como resultado, percebe-se que é possível, considerando estes referenciais, criar sequências didáticas que instiguem ao desenvolvimento das dimensões topológicas nos anos iniciais, bem como se pensar numa maneira diferente de compor o ensino e a aprendizagem de matemática, visando melhorar a capacidade interpretativa do aluno e dando espaço para aspectos subjetivos como a afetividade e a criatividade.

Biografia do Autor

Raquel Fensterseifer Weissheimer, Professora da Rede Municipal de Capão do Leão - RS

Graduada em Pedagogia (UCPel)

Especialização em Orientação Educacional (UFPel)

Especialização em Gestão Educacional (UCPel)

Mestre em Educação (IFSUL)

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas)

Graduado em Matemática (UFPel)

Mestre em Educação Matemática (UFRN)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP)

Pós doutor Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

Downloads

Publicado

06.11.2020

Como Citar

Weissheimer, R. F., & Montoito, R. (2020). ERICO VERÍSSIMO E JEAN PIAGET: DA LITERATURA INFANTIL À CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIANÇA. VIDYA, 40(2), 315–334. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3254