ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930)

Autores

  • Joana Kelly Souza dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Para este artigo foi traçado o objetivo de caracterizar as orientações para o professor que ensina geometria em artigos de exemplares da Revista de Ensino de Alagoas tomados como fontes de pesquisa para responder: quais as orientações para o professor que ensina geometria nas décadas de 1920 e 1930 postas na Revista de Ensino de Alagoas? De que modo elas são caracterizadas? A análise pauta-se em Valdemarin (2010) sobre Escola Nova e Hofstetter e Schneuwly (2017) sobre elementos do saber profissional do professor. A geometria é configurada primeiro com um caráter visual para instigar os sentidos das crianças tendo as medidas como fio condutor, pela materialização do ensino através de objetos. E segundo com a intenção de adotar a escola como uma miniatura da sociedade, educando para o trabalho, para a transição de casa para a escola, integrando as necessidades do aluno e do seu meio social, daí a geometria passa a ser conduzida pela educação das mãos a partir da construção de desenhos e trabalhos manuais. Estes são elementos que aqui foram tomados para uma caracterização de uma geometria escolanovista que ao longo das orientações é reconfigurada, deixando de ter um caráter visual, centrado no professor, e passa a ter um caráter mais prático, com a ação do aluno como um fio condutor nas orientações, fato que indica saberes geométricos próprios ao longo de sua construção no curso primário.

Biografia do Autor

Joana Kelly Souza dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Gaduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, email: joanakelly.23@gmail.com

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, e-mail: mcelialeme@gmail.com

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Santos, J. K. S. dos, & Silva, M. C. L. da. (2019). ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930). VIDYA, 39(2), 363–380. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2864