A ENTREVISTA PSICOLÓGICA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA: TÓPICOS PARA DEBATE

Autores/as

  • Michèlle Domit Gugik

Resumen

No presente artigo, há considerações sobre o ensino de técnicas de entrevista psicológica na área de formação clínica, enfatizando-se a importância da prática no decorrer do processo ensino-aprendizagem, o papel ocupado pela entrevista na rea-lização do psicodiagnóstico e a compreensão do acadêmico de Psicologia sobre o uso desse instrumento ao longo da sua carreira. Durante as aulas da disciplina de Psicodiagnóstico, em uma instituição de ensino superior particular, localizada no interior do estado de Santa Catarina, verificou-se a necessidade de aplicar didáticas voltadas ao manejo concreto da entrevista com acadêmicos de Psicologia, conjugando-as aos conhecimentos teóricos, preferencialmente por meio de dinâmicas de grupo. Dessa forma, os estudantes do curso de Psicologia tiveram a possibilidade de apreender os conceitos e entrar em contato com suas próprias inseguranças durante a realização das entrevistas. As simulações proporcionaram exposição controlada e benéfica da ansiedade que, eventualmente, existe em relação ao próprio futuro profissional. Para tanto, foram explicitadas algumas das diferentes modalidades de entrevistas clínicas, que variam de acordo com o objetivo do entrevistador. Certas recomendações aos psicólogos iniciantes e aos estudantes de Psicologia foram salientadas a fim de contribuir para que equívocos, ao longo da caminhada profissional, sejam evitados.

Publicado

2006-04-22

Cómo citar

Gugik, M. D. (2006). A ENTREVISTA PSICOLÓGICA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA: TÓPICOS PARA DEBATE. VIDYA, 26(2), 12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/375

Número

Sección

Artigos