LEI DE FORMAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO À LUZ DO CONTRATO DIDÁTICO POTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3805Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o contrato didático potencial presente na abordagem do saber Função Afim em um livro didático do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa em questão defende a existência de um possível contrato didático na abordagem do livro didático, o Contrato Didático Potencial e dos elementos de contrato didático potencial, os quais correspondem aos elementos de contrato didático já definidos na literatura sob a ótica do livro didático. A metodologia consistiu na análise documental de um livro didático de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, bem como seu respectivo manual do professor. Os critérios de análise adotados compreenderam a definição dos elementos de contrato didático potencial. Foram identificados um total de dez elementos de contrato didático potencial, dividindo-se em: uma expectativa, duas regras explícitas potenciais, quatro regras implícitas potenciais e três indícios de rupturas. A abordagem da Função Afim no livro didático é bastante influenciada pela a analogia dos coeficientes e termos da função com as partes fixa e variável. Nota-se uma tendencia do livro didático em romper com as regras implícitas potenciais postas inicialmente.