POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO: MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carlos Fabrício Portugues Alfaro
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo

Este artigo é resultante de uma dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática, do Centro Universitário Franciscano. O objetivo central foi investigar se as reuniões de formação continuada para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, oferecidas pela Secretaria de Educação (SEMED), da cidade de Uruguaiana-RS, vêm possibilitando formação continuada aos professores participantes e se têm atendido suas necessidades formativas. Os sujeitos foram 35 docentes, das escolas municipais, que participaram das reuniões pedagógicas oferecidas mensalmente. O referencial teórico envolveu o processo formativo dos professores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e exploratório. Os instrumentos utilizados foram observação participante durante as reuniões formativas; questionários e entrevista semiestruturada. As análises se refletem em uma proposta de formação continuada para professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, envolvendo os seguintes eixos: desdobramento do grupo, reuniões práticas, formadores responsáveis, troca de experiências, possibilidade de reflexão, valorização profissional e fórum de discussões.

Downloads

Publicado

07.04.2012

Como Citar

Alfaro, C. F. P., & Isaia, S. M. de A. (2012). POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO: MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 32(1), 13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/264

Edição

Seção

Artigos