FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Lilian Nasser
  • Edite Resende Vieira

Resumo

Nos anos inicias do Ensino Fundamental tem sido dada pouca importância ao ensino de Geometria, o que se deve, em parte, à formação inicial precária dos professores desse segmento. Neste artigo relatamos a experiência da formação em Geometria de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no estado do Rio de Janeiro (PNAIC/RJ). Por meio da interdisciplinaridade, de jogos e da Resolução de Problemas, os professores vivenciaram estratégias para o ensino de Geometria nos anos iniciais, criando oportunidade de dar à Geometria destaque que merece.  A teoria de van Hiele serve de referencial para a formação de professores em Geometria, pois estabelece níveis hierárquicos de desenvolvimento do pensamento geométrico e, portanto, pode guiar a sequência didática adotada. É nos anos iniciais que os alunos devem tomar contato com as formas geométricas e a nomenclatura adequada, promovendo o domínio do ambiente espacial em que vivem.

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Publicado

04.12.2015

Como Citar

Nasser, L., & Vieira, E. R. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/600