A MATEMÁTICA FINANCEIRA E A CONCEPÇÃO DE INVESTIMENTO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4660Palavras-chave:
engenharia econômica, matemática financeira, educação financeiraResumo
Analisar as concepções que estudantes mantêm sobre objetos de ensino e aprendizagem em finanças pode ser um meio de contribuir para a eficácia da educação financeira no âmbito da matemática financeira. É nesse contexto que o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das concepções de estudantes universitários sobre um dos objetos elementares da matemática financeira no ensino superior: a noção de investimento. Mediante análise quali-quantitativa dos registros textuais de 18 estudantes de Engenharia de Produção de uma universidade federal brasileira, as concepções de investimento foram discutidas em termos: (a) da natureza financeira ou não financeira da concepção; (b) do tempo como componente imperativo da definição de investimento; (c) da presença de exemplos e (d) de componentes quantificadores nos registros. Foram identificadas diferenças nas respostas de estudantes que cursaram e de estudantes que não cursaram uma disciplina relacionada à matemática financeira, mas tais diferenças não parecem ser estatisticamente significativas.
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