A MATEMÁTICA FINANCEIRA E A CONCEPÇÃO DE INVESTIMENTO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4660

Palavras-chave:

engenharia econômica, matemática financeira, educação financeira

Resumo

Analisar as concepções que estudantes mantêm sobre objetos de ensino e aprendizagem em finanças pode ser um meio de contribuir para a eficácia da educação financeira no âmbito da matemática financeira. É nesse contexto que o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das concepções de estudantes universitários sobre um dos objetos elementares da matemática financeira no ensino superior: a noção de investimento. Mediante análise quali-quantitativa dos registros textuais de 18 estudantes de Engenharia de Produção de uma universidade federal brasileira, as concepções de investimento foram discutidas em termos: (a) da natureza financeira ou não financeira da concepção; (b) do tempo como componente imperativo da definição de investimento; (c) da presença de exemplos e (d) de componentes quantificadores nos registros. Foram identificadas diferenças nas respostas de estudantes que cursaram e de estudantes que não cursaram uma disciplina relacionada à matemática financeira, mas tais diferenças não parecem ser estatisticamente significativas.

Biografia do Autor

Ruth Margareth Hofmann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e Departamento de Engenharia de Produção da UFPR.

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Publicado

25.04.2024

Como Citar

Hofmann, R. M. (2024). A MATEMÁTICA FINANCEIRA E A CONCEPÇÃO DE INVESTIMENTO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. VIDYA, 44(1), 173–188. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4660

Edição

Seção

Artigos