RACIOCÍNIO DIAGRAMÁTICO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4627

Resumo

Neste artigo, buscamos inferir sobre os conhecimentos dos alunos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Entendemos que a modelagem matemática é uma abordagem didático-pedagógica e que a construção do conhecimento pode ser evidenciada no raciocínio diagramático, assim nos respaldamos na semiótica peirceana, mais especificamente nos diagramas produzidos pelos alunos. A análise qualitativa subsidiada no processo de triangulação levou em consideração como sujeitos oito alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do norte do Paraná, como objeto os diagramas construídos no desenvolvimento de duas atividades de modelagem e como fenômeno o raciocínio diagramático que emergiu das atividades. Os resultados nos permitiram inferir que o raciocínio diagramático mobilizado nos diagramas produzidos para as situações em estudo, seja para realizar simplificações ou simulações, revelou que os alunos buscaram implementar conhecimentos matemáticos já estudados ao longo do ano letivo.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Nágela Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Alfabetização Matemática, pela Faculdade São Braz. Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) com bolsa de estudos da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campi Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Atua como professora em instituição da rede privada, lecionando no Ensino Fundamental I. Ganhadora do Prêmio Professor Inovador 2021 pelo Sistema Maxi de Ensino.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Pessoa da Silva, K. A., & Martins, N. (2023). RACIOCÍNIO DIAGRAMÁTICO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 43(2), 287–305. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4627