RACIOCÍNIO DIAGRAMÁTICO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4627Resumo
Neste artigo, buscamos inferir sobre os conhecimentos dos alunos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Entendemos que a modelagem matemática é uma abordagem didático-pedagógica e que a construção do conhecimento pode ser evidenciada no raciocínio diagramático, assim nos respaldamos na semiótica peirceana, mais especificamente nos diagramas produzidos pelos alunos. A análise qualitativa subsidiada no processo de triangulação levou em consideração como sujeitos oito alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do norte do Paraná, como objeto os diagramas construídos no desenvolvimento de duas atividades de modelagem e como fenômeno o raciocínio diagramático que emergiu das atividades. Os resultados nos permitiram inferir que o raciocínio diagramático mobilizado nos diagramas produzidos para as situações em estudo, seja para realizar simplificações ou simulações, revelou que os alunos buscaram implementar conhecimentos matemáticos já estudados ao longo do ano letivo.