MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA INTERLOCUÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4622Palavras-chave:
Perspectivas sociopolíticas de educação matemática, Perspectiva sociocrítica de modelagem matemática, Prática pedagógica, Paradigma crítico de pesquisa, Grupo de pesquisaResumo
Neste artigo, objetivamos identificar os aspectos que caracterizam a perspectiva sociocrítica de modelagem na educação matemática praticada pelo grupo de pesquisa Coletivo Crítico. A modelagem pode ser entendida como a busca por soluções para problemas da realidade por meio da matemática. Numa perspectiva sociocrítica, almeja-se, também, discutir questões críticas e o papel da matemática em sociedade. Nos trabalhos realizados pelo grupo, essa orientação se pauta, principalmente, na educação matemática crítica. A partir da análise e da discussão de alguns textos produzidos pelo Coletivo Crítico, procuramos por aspectos que pudessem caracterizar práticas de modelagem na perspectiva sociocrítica. De nossas análises, destacamos que, para além de aspectos naturais a práticas nessa perspectiva, os estudos do grupo revelam: i) um tensionamento, pouco observado em outros trabalhos, na componente matemática da modelagem; e ii) uma busca por transformações nas realidades educacionais por meio da relação dialética existente entre prática pedagógica e pesquisa.