MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS PRINCÍPIOS AO MÉTODO DO ENSINO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4611Palavras-chave:
Formação Integrada, Sequência Didática, Modelação, Funções, Bem-estar animalResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma interlocução teórica entre as concepções de Formação Integrada e Modelagem Matemática, e demostrar como a Modelagem Matemática pode contribuir para o Ensino Integrado, com base na aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida para integração entre as disciplinas de Matemática e Zootecnia de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O estudo se apoia nas contribuições sobre Ensino Integrado e Formação Integrada, em especial de Frigotto (2012a, 2012b), Ramos (2014), Ciavatta (2015) e Moura (2007), e nos aportes teóricos e metodológicos sobre Modelagem Matemática de Biembengut (2014). Conclui-se que Modelagem Matemática no Ensino Integrado pode contribuir para superação da divisão entre trabalho manual e intelectual, na medida que os alunos se apropriam dos conhecimentos relacionados ao que justifica as práticas profissionais, ao passo que se desenvolvem como cidadãos para integrar uma sociedade mais justa e equalitária.