MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS PRINCÍPIOS AO MÉTODO DO ENSINO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4611

Palavras-chave:

Formação Integrada, Sequência Didática, Modelação, Funções, Bem-estar animal

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma interlocução teórica entre as concepções de Formação Integrada e Modelagem Matemática, e demostrar como a Modelagem Matemática pode contribuir para o Ensino Integrado, com base na aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida para integração entre as disciplinas de Matemática e Zootecnia de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O estudo se apoia nas contribuições sobre Ensino Integrado e Formação Integrada, em especial de Frigotto (2012a, 2012b), Ramos (2014), Ciavatta (2015) e Moura (2007), e nos aportes teóricos e metodológicos sobre Modelagem Matemática de Biembengut (2014). Conclui-se que Modelagem Matemática no Ensino Integrado pode contribuir para superação da divisão entre trabalho manual e intelectual, na medida que os alunos se apropriam dos conhecimentos relacionados ao que justifica as práticas profissionais, ao passo que se desenvolvem como cidadãos para integrar uma sociedade mais justa e equalitária.

Biografia do Autor

Julian da Silva Lima, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestre em Educação (2015) e Graduado em Matemática - Licenciatura Plena (2008) pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente doutorando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor EBTT - Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul.

David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), cursou em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC.

Rita Albernaz-Gonçalvez, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e doutorado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é professor do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Catarinense, campus Santa Rosa do Sul. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal e Bem-estar animal, desenvolvendo projetos com temáticas sobre uso de antibióticos, One Health, One Welfare e criação animal sustentável.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Lima, J. da S., Costa, D. A., & Albernaz-Gonçalvez, R. (2023). MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS PRINCÍPIOS AO MÉTODO DO ENSINO INTEGRADO. VIDYA, 43(2), 171–189. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4611