DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA COM MODELAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4551Resumo
A presente pesquisa aborda a estratégia de ensino chamada Modelagem Matemática, em conjunto com a teoria cognitivista da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, esta última conhecida por considerar os conhecimentos prévios dos estudantes e seus olhares críticos no diálogo em sala de aula. Para tanto, objetivou-se compreender a Modelagem Matemática como método de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. Como delineamento metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e do Estudo de Caso, utilizando-se, para produção de evidências, do mapa conceitual, da observação participante e da entrevista, e para as análises foi empregada a Combinação de Padrão. Como resultados apontados, há a identificação da possibilidade de correlacionar a estratégia empregada em conjunto com a teoria, conduzindo a uma Aprendizagem Significa e Crítica no ambiente escolar.