O GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESPAÇO/TEMPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4535Palavras-chave:
Aprendizagem docente, Trabalho colaborativo, Reflexões sobre a práticaResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa, desenvolvida com um grupo de professoras participantes do programa de extensão ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’ e tem como objetivo demarcar o espaço/tempo constituído por um grupo de formação continuada como um movimento formativo e catalisador de desenvolvimento profissional docente. Para tal, os dados empíricos advieram das experiências de seis professoras de Matemática da Educação Básica com atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática na formação continuada e com atividades de ensino. Realizamos a análise dos diários de formação e de planejamento das atividades de modelagem produzidos pelas professoras por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Reconhecemos a emergência de duas categorias intermediárias que apresentam como o grupo de formação continuada se constitui num espaço/tempo catalisador de DPD: 1) o grupo como espaço/tempo para a aprendizagem docente e 2) o grupo como espaço/tempo de reflexões sobre/para o trabalho docente e de qualificação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









