O GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESPAÇO/TEMPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4535

Palavras-chave:

Aprendizagem docente, Trabalho colaborativo, Reflexões sobre a prática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa, desenvolvida com um grupo de professoras participantes do programa de extensão ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’ e tem como objetivo demarcar o espaço/tempo constituído por um grupo de formação continuada como um movimento formativo e catalisador de desenvolvimento profissional docente. Para tal, os dados empíricos advieram das experiências de seis professoras de Matemática da Educação Básica com atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática na formação continuada e com atividades de ensino. Realizamos a análise dos diários de formação e de planejamento das atividades de modelagem produzidos pelas professoras por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Reconhecemos a emergência de duas categorias intermediárias que apresentam como o grupo de formação continuada se constitui num espaço/tempo catalisador de DPD: 1) o grupo como espaço/tempo para a aprendizagem docente e 2) o grupo como espaço/tempo de reflexões sobre/para o trabalho docente e de qualificação profissional.

Biografia do Autor

Rosi Kelly Regina Marmitt, Estado do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santa Rosa (2018); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo (2021); Especialista em Educação Matemática para os Anos Inicais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar (2022). Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul e Professora do Município de Alecrim.

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (2018) e graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em Ensino de Ciências - UFFS Cerro Largo (2021)

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC e editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, modelagem na educação e formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Marmitt, R. K. R., & Bonotto, D. de L. (2023). O GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESPAÇO/TEMPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. VIDYA, 43(2), 1–17. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4535