COMBINAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS HÍBRIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4519

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Desenvolvimento da autonomia, Sequências didáticas

Resumo

Para o desenvolvimento desta pesquisa foram criadas e aplicadas sequências didáticas em aulas de matemática de duas turmas do Ensino Básico, usando a metodologia ativa da sala de aula invertida, associada a rotação individual com características híbridas. Durante a aplicação, buscou-se identificar aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia dos educandos, através da personalização do ensino da matemática, visando a motivação e a potencialização da aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados se deu por diversos instrumentos como atividades realizadas pelos pesquisados, avaliações escritas, relatórios com depoimentos dos pesquisados e observações feitas por meio do diário de campo. O processo de análise dos dados se deu na forma textual discursiva, identificando-se contribuições das metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, indicando o desenvolvimento da proatividade, a colaboração e a flexibilidade do estudo dos objetos do conhecimento abordados.

Biografia do Autor

Vanessa Boscari Bellotto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC (2000),  especialização  em Educação- Área de Concentração: Educação Matemática pela Universidade do Contestado- UNC (2003) e mestrado em Matemática -(PROFMAT) pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS (2019). Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (Campus Curitibanos-SC), no período de março de 2015 até março 2017. Atualmente é professora do Ensino Médio da Rede Azul de Educação-Colégio Maria Imaculada(disciplina Matemática, Laboratório de Matemática e Iniciação Científica) e da rede Estadual de Santa Catarina(disciplina Matemática) no Ensino Fundamental II e Médio. Tem experiência na área de matemática, com ênfase Inteligências Múltiplas, Metodologias Ativas e Híbridas.

Vitor Jose Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), mestre em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua na formação de Professores desde 2000. Atualmente atua no Curso de Matemática – Licenciatura e no PROFMAT na UFFS, Campus de Chapecó. Tem experiência na área de Matemática, e Educação Matemática ênfase em modelagem matemática no ensino e em metodologias ativas.

Downloads

Publicado

20.12.2023

Como Citar

Bellotto, V. B., & Petry, V. J. (2023). COMBINAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS HÍBRIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS. VIDYA, 44(1), 19–39. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4519

Edição

Seção

Artigos