O CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4249

Resumo

Tendo como fonte de pesquisa os elementos centrais de um projeto de extensão/pesquisa e uma dissertação de mestrado, este artigo reúne os princípios teóricos, metodológicos e organizacionais dos chamados Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. Esses circuitos se constituem como ações educativas com o intuito de promover o pensar e o fazer Matemática de maneira investigativa e criativa junto a estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, estimular a produção e a avaliação de vivências, de modo colaborativo, por todos os envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que apresenta uma análise narrativa buscando compreender os circuitos enquanto instância formativa, especialmente, como alguns participantes percebem a colaboração ao longo desse processo. Para tanto, é apresentado o desenvolvimento histórico dos Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, destacando seu caráter colaborativo e formativo e seus resultados em termos de produtos educacionais, além de outras consequências práticas. Os resultados apontam que o engajamento colaborativo de profissionais de educação tem objetivos comuns, como a busca por melhores resultados de aprendizagem de seus estudantes, a atualização e o compartilhamento de suas práticas de sala de aula, a apresentação de metodologias diferenciadas, entre outros, bem como uma experiência desafiadora por sua complexidade.

Biografia do Autor

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - Linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática/ECMA (2019), Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pelo Departamento de Matemática/UnB (2018). Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atua como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Membra dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (GECIMAS/UFABC), Formação Matemática para o Ensino (FORMATE/UFABC) e Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Regina da Silva Pina Neves, Departamento de Matemática da Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT); 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Grupo de Pesquisa Formação Matemática para o Ensino (ForMatE/UFABC) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

Raquel Carneiro Dörr, Departamento de Matemática da Universidade de Brasília

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Matemática e Doutora em Educação, ambos pela Universidade de Brasília. Atua como professora do ensino superior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: aprendizagem do Cálculo, formação de professores que ensinam Matemática e metodologias de ensino. Na Matemática Aplicada tem interesse em Otimização. É membro integrante do GIEM, Grupo de Investigação de Educação Matemática da Universidade de Brasília e do FORMATE, Formação Matemática para o Ensino da Universidade Federal do ABC. 

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Silva, J. M. P. da, Pina Neves, R. da S., & Dörr, R. C. (2022). O CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA. VIDYA, 42(2), 233–251. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4249

Edição

Seção

Artigos