O CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4249Resumo
Tendo como fonte de pesquisa os elementos centrais de um projeto de extensão/pesquisa e uma dissertação de mestrado, este artigo reúne os princípios teóricos, metodológicos e organizacionais dos chamados Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. Esses circuitos se constituem como ações educativas com o intuito de promover o pensar e o fazer Matemática de maneira investigativa e criativa junto a estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, estimular a produção e a avaliação de vivências, de modo colaborativo, por todos os envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que apresenta uma análise narrativa buscando compreender os circuitos enquanto instância formativa, especialmente, como alguns participantes percebem a colaboração ao longo desse processo. Para tanto, é apresentado o desenvolvimento histórico dos Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, destacando seu caráter colaborativo e formativo e seus resultados em termos de produtos educacionais, além de outras consequências práticas. Os resultados apontam que o engajamento colaborativo de profissionais de educação tem objetivos comuns, como a busca por melhores resultados de aprendizagem de seus estudantes, a atualização e o compartilhamento de suas práticas de sala de aula, a apresentação de metodologias diferenciadas, entre outros, bem como uma experiência desafiadora por sua complexidade.