RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE GEOMETRIA PLANA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4235

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, que tem como objetivo evidenciar características do raciocínio matemático de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental sobre propriedades de figuras geométricas planas, em um ambiente de aprendizagem colaborativo com uso tarefas exploratórias e desafiadoras. Para isso, apresentamos um estudo teórico sobre o raciocínio matemático e seus processos, sobre tarefas exploratórias e seu potencial para o raciocínio matemático e sobre o ensino de geometria plana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos foram duas duplas de alunas do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo e pela coleta dos registros escritos feitos pelas alunas durante a resolução das tarefas. Os dados foram analisados a partir da transcrição das discussões, entre as duas duplas e analisados à luz da fundamentação teórica.

Biografia do Autor

Rosimeiri da Silva de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Morais, R. da S. de, Araman, E. M. de O., & Trevisan, A. L. (2022). RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE GEOMETRIA PLANA NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 42(2), 101–119. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4235

Edição

Seção

Artigos