INTEGRANDO MATEMÁTICA E QUÍMICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO DE SOLUÇÕES COM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4229

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta pedagógica sobre aquecimento e resfriamento de soluções, aproximando o conteúdo de função exponencial das ideias introdutórias de termoquímica, desenvolvida com estudantes do primeiro ano do Curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio. Nosso referencial teórico perpassa a ideia de interdisciplinaridade defendida em pesquisas acadêmicas e nas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Também consideramos possiblidades da modelagem matemática no ensino e dialogamos com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. A coleta de dados aconteceu a partir do roteiro de atividades e de registros fotográficos. Ao final, verificamos que a atividade aproximou as disciplinas de Matemática e Química numa perspectiva interdisciplinar e, além disso, tangenciou o mundo do trabalho do Técnico em Química. Com isso, concluímos que a experiência favoreceu a formação integral dos estudantes envolvidos.

Biografia do Autor

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor efetivo do Ifes, lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Vila Velha. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Programa Educimat/Ifes). Lidera o EMEP - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional e participa do Grupo de Trabalho 2 da SBEM - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Trabalhadores e Feiras de Matemática.

Ana Clara Frossard Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestranda em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do EMEP - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade e Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2023-03-06

Como Citar

Sá, L. C. e, & Souza, A. C. F. (2023). INTEGRANDO MATEMÁTICA E QUÍMICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO DE SOLUÇÕES COM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO. VIDYA, 43(1), 21–39. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4229

Edição

Seção

Artigos