EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA VÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3865

Resumo

A pandemia da Covid-19 deixa marcas em diversas esferas, estando a educação entre elas. Outrossim, as questões sociocientíficas sobre a temática vírus tomam centralidade nas mídias e nas pesquisas acadêmicas. Destarte, neste estudo tecemos algumas reflexões. Num primeiro momento, apresentamos uma revisão de literatura, numa abordagem exploratória e bibliográfica. Com base nos resultados encontrados, apresentamos uma proposta de ensino voltada ao 4º ano do ensino fundamental, num trabalho interdisciplinar, pautado na perspectiva CTS. Assim, abordamos alguns aspectos preventivos, bem como questões sociopolíticas que envolvem o tema. Os resultados indicam uma carência de pesquisas sobre o tema vírus nos anos iniciais do ensino fundamental. Ademais, a Sequência Didática proposta nos parece uma possibilidade para integrar distintos saberes. Concluímos que se fazem necessárias outras abordagens sobre o tema que possibilitem a assunção de posicionamentos perante questões científicas e tecnológicas, em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba) e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade IBRA. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e do Grupo de Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Montalvão Neto, A. L., & Justina, L. A. D. (2021). EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA VÍRUS. VIDYA, 41(2), 295–311. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3865

Edição

Seção

Artigos