ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS MOVIMENTOS E INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Caroline Gonçalves Gomes dos Santos, Vera de Mattos Machado

Resumo


A astronomia é fundamental para a compreensão de fenômenos do cotidiano. No entanto, existem limitações no processo de ensino e aprendizagem dessa Ciência, demandando o uso de abordagens didáticas voltadas para a alfabetização científica e para processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Sequência Didática com Atividades Investigativas (SDAI), com fundamentos no Ensino por Investigação e na Teoria Histórico-Cultural, para identificar indícios de aprendizagem de conceitos de astronomia e facilitar a construção de conhecimentos de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das falas dos estudantes, verificamos o emprego de concepções sobre os movimentos, formato e inclinação da Terra no processo de resolução de um problema, apesar da complexidade dos conceitos em construção. De modo geral, consideramos que a SDAI iniciou a elaboração de alguns conceitos de astronomia e de habilidades da prática científica, construindo bases para aprendizagens futuras.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3852

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.