EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3375Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação continuada com professores que ensinam matemática na Educação Infantil, cujo campo empírico se refere a um curso de extensão, ofertado em 2018, pelo Instituto Federal do Espírito Santo -Vitória. Participaram do curso 26 docentes interessados em aprofundar conhecimentos sobre grandezas e medidas e número natural. Neste artigo, buscamos evidenciar relações entre ações de estudos coletivos propostos na formação e o processo de mudança de qualidade na organização do trabalho pedagógico dos participantes. Para isso, toma-se como fundamento teórico metodológico os pressupostos da abordagem Histórico-Cultural, especialmente contribuições da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. O conjunto dos dados, registrados por meio de videogravação, fotografias, textos escritos e outros recursos, e estruturados na forma de episódios e cenas. As análises indicam que os estudos coletivos influenciaram a reorientação dos planejamentos pedagógicos, revelando outra qualidade para as ações didáticas.
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