COMO COZER PÃEZINHOS: PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E AÇÕES DO PROFESSOR NA DISCUSSÃO COLETIVA DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NO 3.º ANO

Eliane Maria de Oliveira Araman, Maria de Lurdes Serrazina

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da periferia de Lisboa. Considerando o raciocínio matemático como uma importante competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos, buscamos analisar algumas estratégias de resolução de uma tarefa de natureza exploratória apresentadas por cinco alunos, os processos de raciocínio matemático evidenciados por eles ao resolverem a tarefa e as ações desempenhadas pela professora da turma ao promover a discussão da tarefa na lousa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de carácter interpretativo e os dados foram coletados a partir da gravação em áudio e vídeo da aula. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram os processos de conjecturar, perceber padrões, justificar e generalizar. Com relação às ações da professora, elas podem ser classificadas em quatro categorias: Convidar; Guiar/Apoiar; Informar/Sugerir e Desafiar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.