PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO 5º ANO: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas por professoras do 5º ano do Ensino Fundamental para ressignificar a aprendizagem da Matemática pelos estudantes desse ano de escolaridade, matriculados em uma escola pública municipal situada em São Francisco - MG. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da observação das aulas de Matemática e de entrevistas com as professoras dessa disciplina. Tomamos como ponto de partida a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2000) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (2000 a,b), nas quais o estudante é reconhecido como construtor de sua aprendizagem. Como resultados da pesquisa empreendida, apontamos que as atividades lúdicas, os jogos e a resolução de situações problemas contribuem para exercitar a autonomia do pensamento, bem como para articular a prática da sala de aula com o cotidiano dos estudantes, ressignificando a aprendizagem da Matemática.
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PDFDOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3303
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