PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO 5º ANO: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Adailton Cardoso da Silva, Kyrleys Pereira Vasconcelos, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas por professoras do 5º ano do Ensino Fundamental para ressignificar a aprendizagem da Matemática pelos estudantes desse ano de escolaridade, matriculados em uma escola pública municipal situada em São Francisco - MG. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da observação das aulas de Matemática e de entrevistas com as professoras dessa disciplina. Tomamos como ponto de partida a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2000) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (2000 a,b), nas quais o estudante é reconhecido como construtor de sua aprendizagem. Como resultados da pesquisa empreendida, apontamos que as atividades lúdicas, os jogos e a resolução de situações problemas contribuem para exercitar a autonomia do pensamento, bem como para articular a prática da sala de aula com o cotidiano dos estudantes, ressignificando a aprendizagem da Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.