A SOLUÇÃO DE FRAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O MODO COMO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS RESOLVEM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM QUANTIDADES
Resumo
Analisamos, neste artigo, o modo como professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental resolvem situações de fração que envolvem quantidades. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, desenvolvida na fase de sondagem de um Curso de Formação Continuada, que contou com a participação de oitenta e oito professores, os quais resolveram atividades relacionadas ao conceito de fração, considerando seus significados, registros de representação semiótica e características das quantidades. As análises consideraram o processo pelo qual os professores resolveram situações de fração que envolvem quantidades contínuas, discretas, intensivas e extensivas. Os resultados indicam que as situações de fração que envolvem quantidades, requerem a compreensão do significado de produto, o que muitas vezes não é trivial para os professores. Estes por sua vez, apresentam facilidade em resolver situações que comportam a relação parte-todo, em tarefas que envolvem quantidades discretas e contínuas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3205
Apontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.