MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ASSUNTOS EM ESTUDO E TRABALHOS A REALIZAR POR MEIO DOS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO

Autores

  • Amanda Caroline Fagundes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilaine de Fraga Sant'Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Fagundes Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática (UFRGS - 2017), mestranda em Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Matemática (UNICAMP - 2000), professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Matemática Pura e Aplicada e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Campos, A. C. F., & Sant’Ana, M. de F. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ASSUNTOS EM ESTUDO E TRABALHOS A REALIZAR POR MEIO DOS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO. VIDYA, 40(1), 63–80. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3085

Edição

Seção

Artigos