ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930)

Joana Kelly Souza dos Santos, Maria Célia Leme da Silva

Resumo


Para este artigo foi traçado o objetivo de caracterizar as orientações para o professor que ensina geometria em artigos de exemplares da Revista de Ensino de Alagoas tomados como fontes de pesquisa para responder: quais as orientações para o professor que ensina geometria nas décadas de 1920 e 1930 postas na Revista de Ensino de Alagoas? De que modo elas são caracterizadas? A análise pauta-se em Valdemarin (2010) sobre Escola Nova e Hofstetter e Schneuwly (2017) sobre elementos do saber profissional do professor. A geometria é configurada primeiro com um caráter visual para instigar os sentidos das crianças tendo as medidas como fio condutor, pela materialização do ensino através de objetos. E segundo com a intenção de adotar a escola como uma miniatura da sociedade, educando para o trabalho, para a transição de casa para a escola, integrando as necessidades do aluno e do seu meio social, daí a geometria passa a ser conduzida pela educação das mãos a partir da construção de desenhos e trabalhos manuais. Estes são elementos que aqui foram tomados para uma caracterização de uma geometria escolanovista que ao longo das orientações é reconfigurada, deixando de ter um caráter visual, centrado no professor, e passa a ter um caráter mais prático, com a ação do aluno como um fio condutor nas orientações, fato que indica saberes geométricos próprios ao longo de sua construção no curso primário.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2864

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.