SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE

Autores

  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Neuza Bertoni Pinto Docente Colaboradora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UFMT

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como saberes para ensinar estão representados no manual pedagógico Metodologia da Matemática, de autoria de Irene de Albuquerque, educadora que se dedicou a estudar o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. A pesquisa é conduzida na perspectiva da história cultural e tem como suporte teórico estudos recentes sobre saberes profissionais docentes. Nas análises, são consideradas categorias históricas e possibilidades teórico-metodológicas que apontam para a permanência de saberes gestados no âmbito da Escola Nova em relação aos métodos de ensino e dinâmicas de saberes objetivados e sistematizados no referido manual, com orientações para a formação dos normalistas, futuros professores, reverberando ao professorado e aos alunos do ensino primário da época. Conclui-se que o material analisado contempla tanto os saberes a ensinar como os saberes para ensinar e os relaciona.

Biografia do Autor

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física; Estatística.

Neuza Bertoni Pinto, Docente Colaboradora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UFMT

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama/PR (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná (1990), Doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo (1998), Pós -Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2005). Professora nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Moura Lacerda, de Ribeirão Preto/SP, Professora em cursos de graduação e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000 a 2016). Tem experiência na área de Educação, em ensino e aprendizagem de Matemática, em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, formação de professores de Matemática.Coordenou, no PPGE da PUCPR, o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE (2003-2016) e o projeto aprovado pelo CNPq, "Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971)". Pesquisadora de vários projetos do GHEMAT, dentre eles o projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal : "A matemática moderna em escolas do Brasil e de Portugal", aprovado pela CAPES/GRICES, o projeto nacional "A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970" , aprovado pelo CNPq e do projeto de Cooperação Internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ,?L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação - Doutorado em Educação, Ciência e Matemática - PPGCEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa GHEMAT BRASIL e pesquisadora do atual projeto aprovado pela FAPESP e em execução no GHEMAT BRASIL, Projeto Temático "A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990".

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Carneiro, R. dos S., & Pinto, N. B. (2019). SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE. VIDYA, 39(2), 397–413. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2862