SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE

Rogerio dos Santos Carneiro, Neuza Bertoni Pinto

Resumo


Este artigo tem por objetivo compreender como saberes para ensinar estão representados no manual pedagógico Metodologia da Matemática, de autoria de Irene de Albuquerque, educadora que se dedicou a estudar o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. A pesquisa é conduzida na perspectiva da história cultural e tem como suporte teórico estudos recentes sobre saberes profissionais docentes. Nas análises, são consideradas categorias históricas e possibilidades teórico-metodológicas que apontam para a permanência de saberes gestados no âmbito da Escola Nova em relação aos métodos de ensino e dinâmicas de saberes objetivados e sistematizados no referido manual, com orientações para a formação dos normalistas, futuros professores, reverberando ao professorado e aos alunos do ensino primário da época. Conclui-se que o material analisado contempla tanto os saberes a ensinar como os saberes para ensinar e os relaciona.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.