OLHAR [PARA] E PENSAR [COM] AS IMAGENS: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Jéssica Ignácio de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Diante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60.

Biografia do Autor

Jéssica Ignácio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Educação (UFSC). Licenciada em Matemática (UNISUL).

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação (UFSC). Mestre em Educação (UFSC). Licenciada em Matemática (UFSC). Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- UFSC (Gestão 2018-2020).

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Souza, J. I. de, & Flores, C. R. (2019). OLHAR [PARA] E PENSAR [COM] AS IMAGENS: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. VIDYA, 39(2), 635–649. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2842