CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM ENFOQUE NO PROFESSOR PESQUISADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA (2013 - 2017)

Autores

  • Jonas Souza Barreira Universidade Federal do Pará
  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • José Sávio Bicho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Resumo

O estudo objetiva analisar contribuições para o debate sobre o professor pesquisador da própria prática em pesquisas sobre ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, a partir de pesquisas sobre “professor pesquisador” e “professor reflexivo” no ensino de matemática nos anos inicias, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, defendidas de 2013 a 2017. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que as reflexões de professores estabelecem fortes preocupações com as relações entre aluno-professor-conhecimento em termos epistemológicos da pesquisa da própria prática.

Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Fede-ral do Pará (PPGDOC/UFPA). Professor na rede municipal de Marabá/PA e coordenador pedagógico em Itupiranga/PA.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA. Professora do PPGDOC/UFPA, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). e-mail:  saviobicho@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Barreira, J. S., Manfredo, E. C. G., & Bicho, J. S. (2019). CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM ENFOQUE NO PROFESSOR PESQUISADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA (2013 - 2017). VIDYA, 39(1), 215–232. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2640

Edição

Seção

Artigos