CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição da Engenharia Didática como metodologia para o ensino do conteúdo cadeias alimentares, nos anos iniciais do ensino fundamental. Todas as etapas previstas na Engenharia Didática foram seguidas, quais sejam: análises prévias, construção e análise a priori, aplicação da sequência didática e análise a posteriori e validação. A sequência didática, elaborada a partir das análises prévias, foi composta por oito atividades realizadas no período de outubro e novembro de 2016. Essas atividades buscaram, a partir da utilização de diferentes estratégias, promover a construção do conceito de cadeia alimentar. O confronto entre as análises a priori e as análises a posteriori mostrou que a sequência proposta possibilitou a construção do conceito envolvido na pesquisa. A Engenharia Didática como metodologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais contribuiu para um maior aprofundamento das análises prévias, para a avaliação contínua das atividades propostas e, também, para a ponderação das dificuldades ou atitudes dos alunos frente às atividades propostas, permitindo que os mesmos se tornassem protagonistas no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









