A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COMO ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Kátia Maria Medeiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Gilmara Gomes Meira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de aspectos discutidos em nossa pesquisa de dissertação de mestrado. Neste sentido, o objetivo foi analisar como alunos de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na Paraíba se comunicavam ao desenvolverem atividades com resolução de problemas geométricos fazendo uso do Tangram. A pesquisa foi um dos frutos de um projeto de pesquisa sobre formulação e resolução de problemas matemáticos pertencente ao Programa Observatório de Educação/CAPES e aconteceu a partir da proposta de atividades geométricas com a turma que, posteriormente, resultou em três estudos de caso, nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento e comunicação na resolução dos problemas utilizando o Tangram. Aqui apresentamos os casos Júlia e Amanda em três episódios. Os resultados sugerem que, mesmo havendo certa fragilidade com relação ao conhecimento geométrico, o trabalho com resolução de problemas em grupos desperta o interesse, a comunicação matemática e a reflexão dos alunos.

Biografia do Autor

Kátia Maria Medeiros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutorado em Educação, na Especialidade Didática da Matemática, na Universidade de Lisboa (2010), com a tese intitulada A Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática: Concepções e Práticas de Explicação na Sala de Aula. Foi professora do Ensino Fundamental e Médio por 14 anos (1990-2004). É professora de Educação Matemática da UEPB desde 2004 e, atualmente, é professora Doutora-B-DE. Coordenadora do Projeto de pesquisa Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação, da CAPES. Atua na Licenciatura em Matemática, na Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB. Tem experiência na área de Matemática. Trabalha principalmente nos seguintes temas: formulação e resolução de problemas matemáticos, investigações matemáticas, sala de aula, laboratório no ensino de matemática, calculadora, formação de professores e comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Membro da Equipe Editoral do Periódico Educação Matemática em Foco (UEPB). Revisora dos Periódicos Zetetike (UNICAMP), Vidya (UFN-RS). Membro da Comissão Editorial da SBEM-PB (2012-2014).

Gilmara Gomes Meira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

É Graduada em Licenciatura em Matemática, Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e Mestre pelo Programa Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou, na função de professora substituta, na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática na UEPB, campus VI, lecionando disciplinas no campo da Educação Matemática nos período 2016.1, 2016.2, 2017.1 e 2017.2. Atualmente atua como professora das disciplinas de Estágio Supervisionado, Prática de Ensino de Matemática e Matemática Básica no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, Campus VI. Em experiências anteriores, no período de 2013 até 2015 e de 2016 a 2018 exerceu o trabalho docente, enquanto professora substituta, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Técnico Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus Campina Grande, trabalhando com disciplinas voltadas para a formação de professores de Matemática e Matemática Básica nos cursos de nível Técnico Integrados ao Ensino Médio. Tem experiência com o ensino de Matemática também em escolas Municipais e Estaduais da Paraíba, PROEJA e Estágio Docência. A partir do primeiro semestre de 2010 até o primeiro semestre de 2011 exerceu o trabalho de monitoria do componente curricular Laboratório de Matemática I na Universidade Estadual da Paraíba. A partir do segundo semestre de 2008 até o último de 2010 participou como Monitora do Programa de Extensão PREVEST, também oferecido pela instituição. Junto a Professores e graduandos, publicou e desenvolveu trabalhos considerados relevantes para aperfeiçoamento do ensino e aprendizagem da Matemática o que fez aumentar as reflexões e despertar maior interesse pela área. Participou na função de pesquisadora bolsista do Projeto Observatório de Educação (OBEDUC) da CAPES, cujo tema foi: Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Medeiros, K. M., & Meira, G. G. (2019). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COMO ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA. VIDYA, 39(1), 291–309. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2490

Edição

Seção

Artigos