RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Katiane Sefrin Speroni Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Juliana Kaizer Vizzotto Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

O estudo objetivou descrever os recursos midiáticos utilizados pelos cursos a distância na área da enfermagem no Brasil, que se apresentam em artigos publicados nas Bases de Dados da Saúde (Lilacs e Bdenf) e na Biblioteca Virtual da Saúde (Scielo), entre os anos de 2011 e 2013. Metodologia: Adotou-se uma revisão narrativa da literatura seguindo os passos: identificação do tema e questão de pesquisa para realização da revisão; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão dos artigos; definição das informações; avaliação dos textos na íntegra; e interpretação dos resultados e; conclusão. Resultados: Encontraram-se 16 publicações que se dividem nas seguintes categorias: Desenvolvimento de disciplinas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Softwares, hipermídias e sites; Chats e fóruns; e Teleconferências e Webconferências. Conclui-se que a educação a distância vem crescendo no Brasil, bem como a produção dos recursos midiáticos desenvolvidos e utilizados para fins didáticos no ensino na área da enfermagem.

Biografia do Autor

Katiane Sefrin Speroni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação (TIC) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela UFSM.

Juliana Kaizer Vizzotto, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

PhD in Computer Science pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

06.04.2015

Como Citar

Speroni, K. S., & Vizzotto, J. K. (2015). RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. VIDYA, 35(1), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/230

Edição

Seção

Artigos