Formação e atuação de gestores escolares da Rede Santa Paulina: foco nos documentos institucionais
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4458Palabras clave:
Formação Continuada de Professores, Gestão Escolar, EscolaResumen
O artigo aborda a formação e atuação de gestores escolares no contexto das Unidades Educativas da Rede Santa Paulina. Objetiva apresentar e analisar o Manual de Gestão da Rede Santa Paulina, com foco nas Unidades Educativas. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa. O procedimento de levantamento das informações se deu a partir da análise documental. O documento analisado foi o Manual de Gestão da Rede Santa Paulina, com foco nas Unidades Educativas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Após a análise dos dados, constatou-se que a concepção de gestão escolar da Rede, desenvolvem um modo próprio, que está associado à missão institucional. É possível observar que o documento que orienta a gestão escolar das Unidades Educativas da Rede é pautado nos princípios da ética profissional, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito, do comprometimento, da transparência e a comunicação. Por fim, o estudo permitiu identificar a relevância da formação, de modo a qualificar os gestores em cursos de pós-graduação, seja em âmbito lato sensu (especialização), seja em âmbito stricto sensu (mestrado e doutorado). Consideramos que o (a) diretor(a) e o (a) vice-diretor(a) escolar, juntamente com os demais gestores da escola, sejam profissionais qualificados para desempenharem bem sua função como gestor/a.