A extensão nos cursos de licenciatura da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil: narrativas de acadêmicos (as) interventores (as) nos territórios educativos

Autores

  • Ail Conceição Meireles Ortiz
  • Deividi Fernando Borges da Cunha
  • Diego Maia Miranda
  • Erick Kader Callegaro Correa
  • Leandro Pereira Quevedo
  • Liane Batistela Kist
  • Juliane Marschall Morgenstern
  • Marcio Tascheto da Silva
  • Pedro Angelo Miri

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3958

Resumo

Este artigo apresenta narrativas de acadêmicos de Cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana,
Santa Maria, RS, em torno das intervenções realizadas nos anos 2020/2021, sobre os territórios educativos.
A educação superior tem como função maior a geração de saberes, por meio do ensino, pesquisa e da extensão universitária. A extensão universitária suscita a compreensão da atividade acadêmica, também, como consequência natural, da instauração de uma ambiência dialógica e de coparticipação entre uma agência geradora de saberes científicos e instituições comunitárias, produtoras de saberes socioculturais. A forma linguística de pronúncia do nosso pensamento diante dos objetos e ações, constitui a narrativa. Por meio de narrativas os estudantes passaram a retratar interpretações de processos sócio-históricos, culturais e educacionais, que para conhecer e compreender, diante de intervenções extensionistas. A vivência extensionista afirma fortes contribuições acadêmicas e profissionais para o fortalecimento da formação docente, uma vez que, a inserção sobre os territórios educativos, sejam eles escolares e/ou não escolares, lhes garante o conhecimento da realidade socioeducacional.

Biografia do Autor

Ail Conceição Meireles Ortiz

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2000). Especialização em Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1997). Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1983). Docente do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Profissional de ensino aposentada da rede pública do estado do RS. Docente da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Deividi Fernando Borges da Cunha

Licenciando em Pedagogia pela Universidade Franciscana, Santa Maria.

Diego Maia Miranda

Licenciando em História pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Erick Kader Callegaro Correa

Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente com as seguintes teorias: Linguística Sistêmico-Funcional, Teoria da Avaliatividade, Análise Crítica do Discurso e Análise de Discurso Político. Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal em Santa Maria, com a produção da dissertação intitulado "Discurso político de Lula: o papel do marcador negativo na construção da persona textual", cujo foco de estudo foi a exploração do Adjunto negativo "não" em discursos do ex-presidente. Possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, na qual pesquisou sobre o comportamento léxico-gramatical da negação em discursos de presidentes militares e presidentes civis e produziu a tese "Não é não, não? Um estudo sobre discursos políticos de presidentes brasileiros pela perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional". É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL).

Leandro Pereira Quevedo

Licenciado em Letras pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Liane Batistela Kist

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação/Formação de Professores (2007) e doutorado em Letras/Estudos Linguísticos (2017) pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Franciscana - UFN e professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil.. Atua nos cursos de Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis da UFN, especialmente, nas disciplinas de Produção Textual (Letramento Acadêmico), Estágio Curricular Supervisionado (Curso de Letras) e Ensino de Língua Materna e Literatura.

Juliane Marschall Morgenstern

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Graduada em Educação Especial com ênfase na educação de surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e em Pedagogia pela mesma Universidade (2020). Atua como Docente Adjunta de Educação Especial na Universidade Franciscana - UFN, onde coordena o Curso de Graduação em Pedagogia à distância e ministra disciplinas na área pedagógica e Língua Brasileira de Sinais em diversos cursos. Orienta estágios curriculares supervisionados na área de Gestão escolar e Pedagogia em Espaços Sociais. Atua no Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, onde coorienta estudos relacionados a Políticas educacionais e a Educação inclusiva. Representante titular da área de Ciências Humanas no Conselho Universitário da Universidade Franciscana - CONSUN - UFN, integra a Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFN como representante docente e é integrante do Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana - UFN. Integra o Núcleo Docente Estruturante - NDE e Colegiado do Curso de Pedagogia presencial e à distância da Universidade Franciscana - UFN. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq, o qual integra a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Coontemporáneo - RIEPCO. Tem experiência na pós-graduação, no ensino superior e na educação básica, atuando nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais, Educação inclusiva e Educação de surdos.

Marcio Tascheto da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). Atuou como professor de História no Ensino Médio na Escola de Educação Básica Educar-se/UNISC (2003 a 2008), na Escola São João La Salle (2004), como consultor da Unesco (2009), como consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos/OEI (2010), como consultor no Ministério da Educação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD/MEC (2009 e 2010), como professor na Universidade Católica de Brasília/UCB (2010), como Assessor de Projetos Institucionais da Universidade de Passo Fundo/UPF (2010) como professor da Universidade de Passo Fundo/UPF, no Curso de Pedagogia (2011-2018), como Coordenador da Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF (2012-2019) , como Coordenador do Programa UniverCidade Educadora UPF (2016-2019). Atualmente atua como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador do sub-projeto UniverCidade Educadora UFN, Membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP, Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES, pesquisador da rede Universidade Nômade.

Pedro Angelo Miri

Licenciando em Filosofia pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Ortiz, A. C. M., da Cunha, D. F. B., Miranda, D. M., Correa, E. K. C., Quevedo, L. P., Kist, L. B., Morgenstern, J. M., da Silva, M. T., & Miri, P. A. (2021). A extensão nos cursos de licenciatura da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil: narrativas de acadêmicos (as) interventores (as) nos territórios educativos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 151–163. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3958