A extensão nos cursos de licenciatura da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil: narrativas de acadêmicos (as) interventores (as) nos territórios educativos
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3958Resumo
Este artigo apresenta narrativas de acadêmicos de Cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana,
Santa Maria, RS, em torno das intervenções realizadas nos anos 2020/2021, sobre os territórios educativos.
A educação superior tem como função maior a geração de saberes, por meio do ensino, pesquisa e da extensão universitária. A extensão universitária suscita a compreensão da atividade acadêmica, também, como consequência natural, da instauração de uma ambiência dialógica e de coparticipação entre uma agência geradora de saberes científicos e instituições comunitárias, produtoras de saberes socioculturais. A forma linguística de pronúncia do nosso pensamento diante dos objetos e ações, constitui a narrativa. Por meio de narrativas os estudantes passaram a retratar interpretações de processos sócio-históricos, culturais e educacionais, que para conhecer e compreender, diante de intervenções extensionistas. A vivência extensionista afirma fortes contribuições acadêmicas e profissionais para o fortalecimento da formação docente, uma vez que, a inserção sobre os territórios educativos, sejam eles escolares e/ou não escolares, lhes garante o conhecimento da realidade socioeducacional.