A extensão universitária na América Latina: percursos acadêmicos e sociais

Ail Conceição Meireles Ortiz, Erick Kader Callegaro Correa, Juliane Marschall Morgenstern, Liane Batistela Kist, Marcio Taschetto da Silva

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão teórico e prática, em torno de elementos, que perpassam os percursos acadêmicos e sociais da extensão universitária na América Latina. A extensão compreende importante função universitária, juntamente à pesquisa e ao ensino, diante do contexto da educação superior. A extensão Latino Americana, que se distancia da mera transferência de tecnologia e do assistencialismo social, tem em Paulo Freire um dos seus grandes formuladores. As ações extensionistas, nos Cursos de Licenciaturas, integram o Programa Educação, Cultura e Comunicação. O Projeto de Extensão Integrador das Licenciaturas, abrange o tema Integração Universidade/Escola/ Comunidade, sendo desenvolvido por subprojetos, a cada semestre dos Cursos, por meio de disciplinas extensionistas. As ações projetadas e realizadas à promoção da curricularização da extensão foram examinadas sobre os indicadores, revelando evidências importantes, como a aderência aos Programas de Extensão Institucionais, o alinhamento às concepções de extensão universitária, baseada no efetivo compromisso social, a incorporação de canais comunicativos de escuta aos territórios de ação extensionista, a promoção de ações, que garantam o protagonismo estudantil, a promoção de análise teórico-prática das ações desenvolvidas, por meio da produção de conhecimentos, o fortalecimento da formação acadêmica e contribuições sócio educacionais efetivas aos territórios educativos (espaços formais e/ou não formais locais). As ações extensionistas em desenvolvimento da Universidade Franciscana, um recorte da educação superior no Brasil, e assim, compondo a realidade latino-americana, se manifestam fortalecidas sobre indicadores que sinalizam já, uma caminhada de significados socioeducacionais significativos, tanto à comunidade universitária, como aos integrantes dos territórios. As ações empreendidas, neste movimento de curricularização da extensão, em cursos de Licenciatura, têm revelado contribuições efetivas sobre o processo de formação acadêmica e profissional, pelo desenvolvimento de habilidades e competências docentes fundamentais ao futuro educador, que projeta construir sua profissão, sobre bases socioeducacionais identificadas ao contexto social local e nacional, portanto, atrelado ao desenho do contexto latino-americano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3961

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.