A extensão universitária na América Latina: percursos acadêmicos e sociais

Autores

  • Ail Conceição Meireles Ortiz
  • Erick Kader Callegaro Correa
  • Juliane Marschall Morgenstern
  • Liane Batistela Kist
  • Marcio Taschetto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3961

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórico e prática, em torno de elementos, que perpassam os percursos acadêmicos e sociais da extensão universitária na América Latina. A extensão compreende importante função universitária, juntamente à pesquisa e ao ensino, diante do contexto da educação superior. A extensão Latino Americana, que se distancia da mera transferência de tecnologia e do assistencialismo social, tem em Paulo Freire um dos seus grandes formuladores. As ações extensionistas, nos Cursos de Licenciaturas, integram o Programa Educação, Cultura e Comunicação. O Projeto de Extensão Integrador das Licenciaturas, abrange o tema Integração Universidade/Escola/ Comunidade, sendo desenvolvido por subprojetos, a cada semestre dos Cursos, por meio de disciplinas extensionistas. As ações projetadas e realizadas à promoção da curricularização da extensão foram examinadas sobre os indicadores, revelando evidências importantes, como a aderência aos Programas de Extensão Institucionais, o alinhamento às concepções de extensão universitária, baseada no efetivo compromisso social, a incorporação de canais comunicativos de escuta aos territórios de ação extensionista, a promoção de ações, que garantam o protagonismo estudantil, a promoção de análise teórico-prática das ações desenvolvidas, por meio da produção de conhecimentos, o fortalecimento da formação acadêmica e contribuições sócio educacionais efetivas aos territórios educativos (espaços formais e/ou não formais locais). As ações extensionistas em desenvolvimento da Universidade Franciscana, um recorte da educação superior no Brasil, e assim, compondo a realidade latino-americana, se manifestam fortalecidas sobre indicadores que sinalizam já, uma caminhada de significados socioeducacionais significativos, tanto à comunidade universitária, como aos integrantes dos territórios. As ações empreendidas, neste movimento de curricularização da extensão, em cursos de Licenciatura, têm revelado contribuições efetivas sobre o processo de formação acadêmica e profissional, pelo desenvolvimento de habilidades e competências docentes fundamentais ao futuro educador, que projeta construir sua profissão, sobre bases socioeducacionais identificadas ao contexto social local e nacional, portanto, atrelado ao desenho do contexto latino-americano.

Biografia do Autor

Ail Conceição Meireles Ortiz

Mestre em Educação pela UFSM, Especialista em Geociências pela UFSM e Graduada em Geografia pela UFSM.

Erick Kader Callegaro Correa

Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente com as seguintes teorias: Linguística Sistêmico-Funcional, Teoria da Avaliatividade, Análise Crítica do Discurso e Análise de Discurso Político. Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal em Santa Maria, com a produção da dissertação intitulado "Discurso político de Lula: o papel do marcador negativo na construção da persona textual", cujo foco de estudo foi a exploração do Adjunto negativo "não" em discursos do ex-presidente. Possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, na qual pesquisou sobre o comportamento léxico-gramatical da negação em discursos de presidentes militares e presidentes civis e produziu a tese "Não é não, não? Um estudo sobre discursos políticos de presidentes brasileiros pela perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional". É membro da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL)

Juliane Marschall Morgenstern

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Graduada em Educação Especial com ênfase na educação de surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e em Pedagogia pela mesma Universidade (2020). Atua como Docente Adjunta de Educação Especial na Universidade Franciscana - UFN, onde coordena o Curso de Graduação em Pedagogia à distância e ministra disciplinas na área pedagógica e Língua Brasileira de Sinais em diversos cursos. Orienta estágios curriculares supervisionados na área de Gestão escolar e Pedagogia em Espaços Sociais. Atua no Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, onde coorienta estudos relacionados a Políticas educacionais e a Educação inclusiva. Representante titular da área de Ciências Humanas no Conselho Universitário da Universidade Franciscana - CONSUN - UFN, integra a Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFN como representante docente e é integrante do Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana - UFN. Integra o Núcleo Docente Estruturante - NDE e Colegiado do Curso de Pedagogia presencial e à distância da Universidade Franciscana - UFN. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq, o qual integra a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Coontemporáneo - RIEPCO. Tem experiência na pós-graduação, no ensino superior e na educação básica, atuando nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais, Educação inclusiva e Educação de surdos.

Liane Batistela Kist

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação/Formação de Professores (2007) e doutorado em Letras/Estudos Linguísticos (2017) pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Franciscana - UFN e professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil.. Atua nos cursos de Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis da UFN, especialmente, nas disciplinas de Produção Textual (Letramento Acadêmico), Estágio Curricular Supervisionado (Curso de Letras) e Ensino de Língua Materna e Literatura.

Marcio Taschetto da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). Atuou como professor de História no Ensino Médio na Escola de Educação Básica Educar-se/UNISC (2003 a 2008), na Escola São João La Salle (2004), como consultor da Unesco (2009), como consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos/OEI (2010), como consultor no Ministério da Educação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD/MEC (2009 e 2010), como professor na Universidade Católica de Brasília/UCB (2010), como Assessor de Projetos Institucionais da Universidade de Passo Fundo/UPF (2010) como professor da Universidade de Passo Fundo/UPF, no Curso de Pedagogia (2011-2018), como Coordenador da Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF (2012-2019) , como Coordenador do Programa UniverCidade Educadora UPF (2016-2019). Atualmente atua como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador do sub-projeto UniverCidade Educadora UFN, Membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP, Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES, pesquisador da rede Universidade Nômade.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Ortiz, A. C. M., Correa, E. K. C., Morgenstern, J. M., Kist, L. B., & Silva, M. T. da. (2021). A extensão universitária na América Latina: percursos acadêmicos e sociais. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 1–16. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3961