Aprendizagem potencializada pela tecnologia: reflexões e possibilidades para o contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4930

Palavras-chave:

Tecnologia Digital; Educação; Aprendizagem

Resumo

Devido à rápida modificação sociocultural influenciada pela abrangência da tecnologia na vida cotidiana, diversos contextos e ambientes também foram incumbidos de promover a adequação às novas ferramentas digitais disponíveis. Objetivou-se, então, conjecturar uma perspectiva panorâmica da relação entre o aprender e o uso da tecnologia, identificando aplicações e projeções possíveis para o contexto educacional. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter narrativo de estudos disponíveis em bibliotecas virtuais como Google Acadêmico, SciELO, IEEE Xplore e ERIC. Foi possível identificar que a utilização da tecnologia fomenta a aprendizagem tanto em contextos formais quanto informais e, a partir do letramento digital, o uso do espaço digital aumenta a autonomia no processo de aprendizagem. A tecnologia também proporciona espaços de intersecção entre a teoria e prática que por meio de simulações rompe com as barreiras ambientais da escola. Para além das articulações cognitivas da aprendizagem, o uso de ferramentas digitais pode favorecer a significação e a motivação no contexto escolar.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Psicólogo. Mestre e Doutorando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu - USJT. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Psicóloga. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Psicóloga. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo, SP, Brasil.

Mara Rúbia de Camargo Alves Orsini, Universidade Federal de Goiás - UFG

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Docente da Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás, Brasil.

Claudia Barbosa, Centro Universitário FAG

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAG, Cascavel, Paraná, PR, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu - USJT/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-22

Como Citar

Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., Silva-Ferreira, T. da, Orsini, M. R. de C. A., Barbosa, C., & Montiel, J. M. (2025). Aprendizagem potencializada pela tecnologia: reflexões e possibilidades para o contexto educacional. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(1), 1–10. https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4930

Edição

Seção

Artigos