Aprendizagem potencializada pela tecnologia: reflexões e possibilidades para o contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4930Palavras-chave:
Tecnologia Digital; Educação; AprendizagemResumo
Devido à rápida modificação sociocultural influenciada pela abrangência da tecnologia na vida cotidiana, diversos contextos e ambientes também foram incumbidos de promover a adequação às novas ferramentas digitais disponíveis. Objetivou-se, então, conjecturar uma perspectiva panorâmica da relação entre o aprender e o uso da tecnologia, identificando aplicações e projeções possíveis para o contexto educacional. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter narrativo de estudos disponíveis em bibliotecas virtuais como Google Acadêmico, SciELO, IEEE Xplore e ERIC. Foi possível identificar que a utilização da tecnologia fomenta a aprendizagem tanto em contextos formais quanto informais e, a partir do letramento digital, o uso do espaço digital aumenta a autonomia no processo de aprendizagem. A tecnologia também proporciona espaços de intersecção entre a teoria e prática que por meio de simulações rompe com as barreiras ambientais da escola. Para além das articulações cognitivas da aprendizagem, o uso de ferramentas digitais pode favorecer a significação e a motivação no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











