A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas

Autores

  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Resumo

A tecnologia hoje se tornou indispensável em nossas vidas. Com isso, a integração desta no ambiente escolar é fundamental e pode contribuir com processos de aprendizagem, em especial, se usada com o objetivo de possibilitar que o aluno seja ativo, construindo seu próprio conhecimento, mediado pelo professor. Neste sentido, este artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi de analisar como ocorre a (re)construção de conhecimento sobre figuras planas utilizando o SuperLogo. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Miranda/MS. A análise dos dados foi orientada pelos estudos de Valente (2005) a respeito do Ciclo de Ações e a Espiral da Aprendizagem. A partir do estudo, pudemos concluir que os alunos vivenciaram o Ciclo de Ações conjecturando, tomando o problema para si, refletindo e depurando seus erros e, desta forma, experienciando uma espiral de aprendizagem ascendente.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática- UFMS

Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática- UFMS

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Doutora em Educação- Currículo, Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

Medeiros, A. S. de, Corrêa, B. D. R., & Scherer, S. (2018). A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas. VIDYA, 38(1), 149–164. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2320

Edição

Seção

Artigos