AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Susilene Garcia da Silva OLIVEIRA
  • Marilena Bittar

Resumo

Este artigo tem como referência um estudo cujo objetivo foi analisar o desenvolvimento da argumentação matemática por alunos de uma turma do 8° ano, por meio de atividades de construções geométricas. Entendemos que essas atividades são propícias para o desenvolvimento de argumentações e possíveis demonstrações. Neste texto apresentamos um estudo sobre como o livro didático tem apresentado as demonstrações em atividades de construções geométricas. Neste estudo analisamos os guias do Programa Nacional do Livro Didático dos anos finais do ensino fundamental, por entendermos que este documento apresenta os principais elementos que determinam a proposta que o livro didático deve apresentar além exercer uma forte influência na sua escolha.

Downloads

Publicado

04.12.2015

Como Citar

OLIVEIRA, S. G. da S., & Bittar, M. (2015). AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/603