CONHECIMENTOS DOCENTES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria José Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Quais conhecimentos devem ser construídos pelos futuros professores? Nesse artigo, considerando as categorias de conhecimentos docentes de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, já debatidas por diferentes autores, acrescentamos a categoria conhecimentos didáticos, com o objetivo de analisar os conhecimentos que podem ser desenvolvidos nas disciplinas de Geometria de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, procurando identificar nos materiais didáticos de tais disciplinas, quais elementos podem dar condições para que os alunos relacionem diferentes tipos de conhecimentos. A partir da análise, pudemos inferir que, há elementos que permitem relacionar conhecimentos de conteúdo a conhecimentos pedagógicos, conhecimentos de conteúdo a conhecimentos didáticos e tecnológicos, e conhecimentos de conteúdo a conhecimentos tecnológicos, pois a maioria das disciplinas de Geometria utilizam ou o software Geogebra ou o Cabri 3D, para mostrar a possibilidade de representações dinâmicas para construções mais complexas e para levantamento de conjecturas e resolução de problemas.

Downloads

Publicado

04.12.2015

Como Citar

de Lima, G. L., & da Silva, M. J. F. (2015). CONHECIMENTOS DOCENTES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. VIDYA, 35(2), 20. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/585