A UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA NA BNCC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Barbara Lutaif Bianchini

Resumo


Este artigo trata-se de uma investigação no âmbito de pós-doutoramento na área de Educação Matemática. Tem como objetivo apresentar uma análise de como a unidade temática de Álgebra em relação ao seu ensino e ao desenvolvimento do pensamento algébrico é contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o que o documento revela em relação às habilidades propostas do 1° ao 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em se tratando, explícita ou implicitamente, dos diferentes registros de representações semióticas dos objetos matemáticos de Raymond Duval, que é o referencial adotado para as nossas análises. Ao final encontramos indicativos de que a BNCC traz em suas orientações a necessidade do desenvolvimento de um pensamento especial no estudo de Álgebra, o pensamento algébrico, e que mesmo de forma implícita leva em consideração as diferentes representações semióticas e suas transformações de conversão como forma de desenvolvimento deste tipo de pensamento matemático.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4270

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