A UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA NA BNCC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4270

Resumo

Este artigo trata-se de uma investigação no âmbito de pós-doutoramento na área de Educação Matemática. Tem como objetivo apresentar uma análise de como a unidade temática de Álgebra em relação ao seu ensino e ao desenvolvimento do pensamento algébrico é contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o que o documento revela em relação às habilidades propostas do 1° ao 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em se tratando, explícita ou implicitamente, dos diferentes registros de representações semióticas dos objetos matemáticos de Raymond Duval, que é o referencial adotado para as nossas análises. Ao final encontramos indicativos de que a BNCC traz em suas orientações a necessidade do desenvolvimento de um pensamento especial no estudo de Álgebra, o pensamento algébrico, e que mesmo de forma implícita leva em consideração as diferentes representações semióticas e suas transformações de conversão como forma de desenvolvimento deste tipo de pensamento matemático.

Biografia do Autor

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências e Matempatica, atualmente pesquisadora, realizando estágio pós doutotal, no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Doutora em Educação (Psicologia da Educação). Docente do  Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

dos Santos, C. A. B., & Bianchini, B. L. (2023). A UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA NA BNCC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. VIDYA, 43(1), 41–57. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4270

Edição

Seção

Artigos