DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4263Resumo
Este estudo buscou investigar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre o conteúdo de cadeia alimentar. Foi levado em consideração para escolha do conteúdo, àquele que abordasse as relações ecológicas ligadas à sobrevivência dentro dos ecossistemas. Este trabalho possui um cunho qualitativo, com a participação de cinco professores que atuam no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Inhuma-PI. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, e para sua análise, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. A partir desse estudo, observamos a necessidade de cursos de formação continuada de professores de ensino das ciências e, em especial, para o ensino do conteúdo de cadeia alimentar. Por fim, acreditamos que recursos estruturais também seriam necessários para o adequado desenvolvimento das atividades pedagógicas dos professores em sala de aula.Downloads
Publicado
20.04.2023
Como Citar
Silva, J. B., & Araújo, M. L. F. (2023). DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR. VIDYA, 43(1), 59–76. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4263
Edição
Seção
Artigos