DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4263Resumo
Este estudo buscou investigar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre o conteúdo de cadeia alimentar. Foi levado em consideração para escolha do conteúdo, àquele que abordasse as relações ecológicas ligadas à sobrevivência dentro dos ecossistemas. Este trabalho possui um cunho qualitativo, com a participação de cinco professores que atuam no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Inhuma-PI. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, e para sua análise, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. A partir desse estudo, observamos a necessidade de cursos de formação continuada de professores de ensino das ciências e, em especial, para o ensino do conteúdo de cadeia alimentar. Por fim, acreditamos que recursos estruturais também seriam necessários para o adequado desenvolvimento das atividades pedagógicas dos professores em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









