ENSINO DE FRAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4255Resumo
Embora a fração esteja presente em várias situações cotidianas, nem sempre está associada à compreensão de seu conceito. Mesmo em ambiente escolar, não é uma tarefa simples fazer com que o estudante compreenda o conceito de fração. Diante disso, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar as pesquisas sobre ensino de fração em Programas de Pós-Graduação instituídos na Amazônia Legal Brasileira. Para cumprir com esse objetivo, foi realizado um mapeamento de pesquisas que abordaram ensino e fração na região, cuja análise foi realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Nos resultados, é estabelecido um mapeamento das dissertações e teses encontradas indicando seu lugar teórico e geográfico. Já a Análise de Similitude revelou as áreas de concentrações dessas pesquisas por meio dos termos que mais foram evidenciaram, que indicaram as perspectivas de pesquisas relacionadas ao conceito de fração e às operações com frações. Também ficou em destaque o lócus das realizações dos estudos, as quais se desenvolveram em turmas de 6º ano do ensino fundamental de escolas da rede estadual de educação. Ficou evidenciada a necessidade de desenvolver estudos em relação aos obstáculos epistemológicos e didáticos relacionados ao conceito de fração.Downloads
Publicado
09.12.2022
Como Citar
Lopes, T. B., & Vizolli, I. (2022). ENSINO DE FRAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. VIDYA, 42(1), 217–254. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4255
Edição
Seção
Artigos