ENSINO DE FRAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4255

Resumo

Embora a fração esteja presente em várias situações cotidianas, nem sempre está associada à compreensão de seu conceito. Mesmo em ambiente escolar, não é uma tarefa simples fazer com que o estudante compreenda o conceito de fração. Diante disso, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar as pesquisas sobre ensino de fração em Programas de Pós-Graduação instituídos na Amazônia Legal Brasileira. Para cumprir com esse objetivo, foi realizado um mapeamento de pesquisas que abordaram ensino e fração na região, cuja análise foi realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Nos resultados, é estabelecido um mapeamento das dissertações e teses encontradas indicando seu lugar teórico e geográfico. Já a Análise de Similitude revelou as áreas de concentrações dessas pesquisas por meio dos termos que mais foram evidenciaram, que indicaram as perspectivas de pesquisas relacionadas ao conceito de fração e às operações com frações. Também ficou em destaque o lócus das realizações dos estudos, as quais se desenvolveram em turmas de 6º ano do ensino fundamental de escolas da rede estadual de educação. Ficou evidenciada a necessidade de desenvolver estudos em relação aos obstáculos epistemológicos e didáticos relacionados ao conceito de fração.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena. https://orcid.org/0000-0002-7341-7099.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Lopes, T. B., & Vizolli, I. (2022). ENSINO DE FRAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. VIDYA, 42(1), 217–254. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4255

Edição

Seção

Artigos