UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4236Resumo
O objetivo do artigo é apresentar uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. O ensaio teórico proposto relativamente a essa abordagem considera como realidade subjacente práticas de modelagem e suas interpretações teóricas e sublinha aspectos didáticos e pedagógicos associados ao desafio do uso da modelagem na sala de aula. Os elementos abordados incluem: matematização da realidade e resolução de um problema; competências dos alunos em atividades de modelagem; um design para atividades de modelagem na sala de aula. A matematização da realidade e a resolução de um problema recebem uma roupagem que inclui facetas didáticas e pedagógicas. Para as competências dos alunos em modelagem são sugeridos dois eixos: competência do fazer modelagem e competência relativa ao conhecimento matemático e extramatemático. O design proposto inclui dez características de práticas de modelagem na sala de aula e complementa vários aspectos de propostas anteriores reconhecidas na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









