UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4236

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. O ensaio teórico proposto relativamente a essa abordagem considera como realidade subjacente práticas de modelagem e suas interpretações teóricas e sublinha aspectos didáticos e pedagógicos associados ao desafio do uso da modelagem na sala de aula. Os elementos abordados incluem: matematização da realidade e resolução de um problema; competências dos alunos em atividades de modelagem; um design para atividades de modelagem na sala de aula. A matematização da realidade e a resolução de um problema recebem uma roupagem que inclui facetas didáticas e pedagógicas. Para as competências dos alunos em modelagem são sugeridos dois eixos: competência do fazer modelagem e competência relativa ao conhecimento matemático e extramatemático. O design proposto inclui dez características de práticas de modelagem na sala de aula e complementa vários aspectos de propostas anteriores reconhecidas na literatura.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Possui Licenciatura em Matemática pela UNIOESTE, Mestrado em Matemática pela UEL, Doutorado em Engenharia de Produção na UFSC. No Pós-Doutorado na UFSC estudou o uso da linguagem em Matemática na perspectiva de Wittgenstein. É professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985. Atua no curso de graduação em Matemática e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Participa como membro da comissão coordenadora desse programa desde a sua criação no ano de 2002, tendo sido também coordenadora e vice coordenadora do referido programa. Por meio do Programa de Cooperação entre Instituições da Capes participa de intercâmbio de pesquisa do programa da UEL com a Universidade de Licungo, em Moçambique. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, semiótica na Educação Matemática tendo pesquisado a interface da semiótica com a modelagem matemática; a linguagem na modelagem matemática. É líder do GRUPEMAT- Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, foi coordenadora do GT de Modelagem Matemática entre 2010 e 2012 e vice-coordenadora desse GT no período de 2013 a 2015. Na SBEM -Paraná integra o comitê editorial desde o ano de 2012. Desde 2018 mantém parceria para pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática com a professora Susana Carreira da Universidade de Lisboa sendo a referida professora participante de projeto de pesquisa com fomento do CNPq. É pesquisadora do CNPq desde 2015.

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Almeida, L. M. W. de. (2022). UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 42(2), 121–145. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4236

Edição

Seção

Artigos