EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi

Resumo


A Educação Financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular, majoritariamente, associada à área de Matemática. Consequentemente, faz-se necessário discutir sobre essa temática na formação do futuro professor de Matemática, ou seja, nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir relações e encaminhamentos para abordar a Educação Financeira atrelada à Matemática Financeira nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Como pressupostos teóricos adotamos a Educação Matemática Crítica. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizados questionários com licenciandos em Matemática e entrevistas com professores atuantes em Cursos de Licenciatura em Matemática. Os procedimentos analíticos que geraram duas categorias, conduzidos pela Análise de Conteúdo, nos possibilitam inferir que, ao abordar a Educação Financeira no Ensino Superior, devem ser feitas relações com conteúdos matemáticos, mas que essas não são suficientes. Desta forma, são necessárias ações voltadas ao contexto dos licenciandos e à formação de um posicionamento crítico.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4154

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