EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4154Resumo
A Educação Financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular, majoritariamente, associada à área de Matemática. Consequentemente, faz-se necessário discutir sobre essa temática na formação do futuro professor de Matemática, ou seja, nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir relações e encaminhamentos para abordar a Educação Financeira atrelada à Matemática Financeira nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Como pressupostos teóricos adotamos a Educação Matemática Crítica. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizados questionários com licenciandos em Matemática e entrevistas com professores atuantes em Cursos de Licenciatura em Matemática. Os procedimentos analíticos que geraram duas categorias, conduzidos pela Análise de Conteúdo, nos possibilitam inferir que, ao abordar a Educação Financeira no Ensino Superior, devem ser feitas relações com conteúdos matemáticos, mas que essas não são suficientes. Desta forma, são necessárias ações voltadas ao contexto dos licenciandos e à formação de um posicionamento crítico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









