TAREFA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA EXPLORAÇÃO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4102

Resumo

Este artigo apresenta um estudo a respeito de possíveis explorações que podem ser realizadas no trabalho de sala de aula com tarefas da temática Probabilidade e Estatística da coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental mais distribuída pelo governo federal no PNLD 2017, à luz da Educação Matemática Realística. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que as tarefas das unidades escolhidas foram agrupadas de acordo com o que era solicitado que o aluno fizesse em cada uma delas, e, a partir disso, realizadas considerações sobre tarefas dos dois agrupamentos que apresentaram as maiores frequências. Essas considerações tiveram como foco apresentar possibilidades de intervenção baseadas em questionamentos que os professores podem fazer ao trabalhar com as tarefas. Este estudo deixou evidente que é possível realizar um trabalho que favoreça os processos de ensino e de aprendizagem, mesmo utilizando tarefas usuais de livros didáticos.

Biografia do Autor

Diego Barboza Prestes, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática (2006), Especialista em Educação Matemática (2013), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2015) e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2021) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente sou professor colaborador de Ensino Superior na Universidade Estadual de Londrina e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) da Universidade Estadual de Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André Sp (1972), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Trabalha com Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, avaliação em matemática e análise da produção escrita em matemática.

Downloads

Publicado

27.09.2022

Como Citar

Prestes, D. B., & Buriasco, R. L. C. de. (2022). TAREFA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA EXPLORAÇÃO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA. VIDYA, 42(1), 167–184. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4102

Edição

Seção

Artigos