TAREFA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA EXPLORAÇÃO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA

Diego Barboza Prestes, Regina Luzia Corio de Buriasco

Resumo


Este artigo apresenta um estudo a respeito de possíveis explorações que podem ser realizadas no trabalho de sala de aula com tarefas da temática Probabilidade e Estatística da coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental mais distribuída pelo governo federal no PNLD 2017, à luz da Educação Matemática Realística. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que as tarefas das unidades escolhidas foram agrupadas de acordo com o que era solicitado que o aluno fizesse em cada uma delas, e, a partir disso, realizadas considerações sobre tarefas dos dois agrupamentos que apresentaram as maiores frequências. Essas considerações tiveram como foco apresentar possibilidades de intervenção baseadas em questionamentos que os professores podem fazer ao trabalhar com as tarefas. Este estudo deixou evidente que é possível realizar um trabalho que favoreça os processos de ensino e de aprendizagem, mesmo utilizando tarefas usuais de livros didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.