TAREFAS MATEMÁTICAS PARA ENSINAR OBJETOS DE CONHECIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3924Resumo
Este tem como objetivo analisar as tarefas matemáticas para ensinar a unidade temática Grandezas e Medidas presentes em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. O suporte teórico da pesquisa está ancorado na literatura sobre tarefas matemáticas, como Stein e Smith (1998), Ponte (2005) e Barbosa (2013).
Além disso, usamos o modelo didático proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para o ensino de área de figuras planas como grandeza adaptado para outras grandezas definidas na Base Nacional Comum Curricular. Analisou-se a coleção Matemática Bianchini (2015), adotado pela rede municipal de ensino em Barreiras-Bahia. Os resultados apontam que a coleção analisada apresenta quase que exclusivamente tarefas do tipo exercício e problemas para ensinar a unidade temática grandezas e medidas e a abordagem das grandezas e medidas apresentada na coleção tem caráter numérico, não sendo suficiente para apresentar uma grandeza como um atributo, dissociando o quadro das grandezas, do quadro geométrico e do quadro das medidas.