TAREFAS MATEMÁTICAS PARA ENSINAR OBJETOS DE CONHECIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3924

Resumo

Este tem como objetivo analisar as tarefas matemáticas para ensinar a unidade temática Grandezas e Medidas presentes em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. O suporte teórico da pesquisa está ancorado na literatura sobre tarefas matemáticas, como Stein e Smith (1998), Ponte (2005) e Barbosa (2013).
Além disso, usamos o modelo didático proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para o ensino de área de figuras planas como grandeza adaptado para outras grandezas definidas na Base Nacional Comum Curricular. Analisou-se a coleção Matemática Bianchini (2015), adotado pela rede municipal de ensino em Barreiras-Bahia. Os resultados apontam que a coleção analisada apresenta quase que exclusivamente tarefas do tipo exercício e problemas para ensinar a unidade temática grandezas e medidas e a abordagem das grandezas e medidas apresentada na coleção tem caráter numérico, não sendo suficiente para apresentar uma grandeza como um atributo, dissociando o quadro das grandezas, do quadro geométrico e do quadro das medidas.

Biografia do Autor

Daniel Maués da Cunha, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015), especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018) e Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT - pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2020).

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado em Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Cunha, D. M. da, & Ferreira, J. L. (2022). TAREFAS MATEMÁTICAS PARA ENSINAR OBJETOS DE CONHECIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS. VIDYA, 42(1), 75–95. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3924

Edição

Seção

Artigos