ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: AS IDEIAS DOS ALUNOS À LUZ DO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3853Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação com crianças do Ensino Fundamental acerca dos conteúdos de Astronomia. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa “Ensino de Astronomia Básica para o Ensino Fundamental”. Apresentamos aqui os resultados de entrevistas realizadas com alunos de 5º anos. Nosso objetivo foi o de compreender quais conhecimentos os alunos possuem sobre fases da Lua, estações do ano e eclipses. Foram entrevistados ao todo 9 estudantes de 5 escolas públicas. Para a realização das entrevistas nos pautamos no Método Clínico de Jean Piaget, estruturando a entrevista em três momentos: Questões abertas sobre o que as crianças já sabiam, realização de um desenho e utilização de material concreto. Nossos resultados apontam que há ainda uma preponderância de concepções alternativas sobre a compreensão efetiva dos conceitos envolvendo os astros, especialmente no que concerne a explicações que vão além da descrição dos fenômenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









