ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: AS IDEIAS DOS ALUNOS À LUZ DO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO

Autores

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, educação Matemática e Tecnologias Educativas https://orcid.org/0000-0002-1057-6623
  • Maria Milena Tegon Figueira Colégio Incomar - Toledo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - UFPR https://orcid.org/0000-0003-2463-8941

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3853

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação com crianças do Ensino Fundamental acerca dos conteúdos de Astronomia. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa “Ensino de Astronomia Básica para o Ensino Fundamental”. Apresentamos aqui os resultados de entrevistas realizadas com alunos de 5º anos. Nosso objetivo foi o de compreender quais conhecimentos os alunos possuem sobre fases da Lua, estações do ano e eclipses. Foram entrevistados ao todo 9 estudantes de 5 escolas públicas. Para a realização das entrevistas nos pautamos no Método Clínico de Jean Piaget, estruturando a entrevista em três momentos: Questões abertas sobre o que as crianças já sabiam, realização de um desenho e utilização de material concreto. Nossos resultados apontam que há ainda uma preponderância de concepções alternativas sobre a compreensão efetiva dos conceitos envolvendo os astros, especialmente no que concerne a explicações que vão além da descrição dos fenômenos.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, educação Matemática e Tecnologias Educativas

Professora adjunta na UFPR desde 2014.

Maria Milena Tegon Figueira, Colégio Incomar - Toledo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - UFPR

Downloads

Publicado

01.12.2021

Como Citar

Bartelmebs, R. C., & Figueira, M. M. T. (2021). ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: AS IDEIAS DOS ALUNOS À LUZ DO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO. VIDYA, 41(2), 271–293. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3853

Edição

Seção

Artigos