ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS E CONTEXTOS: REDIMENSIONANDO O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores
Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos
Maria Antonia Ramos de Azevedo
Marilene Gabriel Dalla Corte
Patrícia do Amaral Comarú
Rosemar de Fátima Vestena
Resumo
Neste trabalho, objetivamos analisar algumas experiências brasileiras e internacionais em cursos de formação de professores, envolvendo atividades de práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados, enquanto estratégias que desempenham papel fundamental no âmbito da formação inicial e continuada, por propiciarem um clima de interação via parceria universidade escola e por provocarem o desencadeamento de um processo reflexivo-analítico nessas instâncias formadoras. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar teoricamente aspectos subjacentes ao tema, assim como destacar experiências significativas de estágio e práticas de ensino na formação de professores. Também realizamos o relato das estratégias formativas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, traduzidas mais especificamente pelas atividades de prática de ensino e estágios supervisionados, com a finalidade de evidenciar a importância da inter-relação teoria e prática para a formação e atuação do pedagogo. Como conclusões, destacamos a importância das práticas de ensino como estratégias formativas dos professores formadores e dos acadêmicos, para que seja articulada, de forma crítica, a práxis pedagógica, isto é, a verdadeira relação entre a teoria e a prática dos conhecimentos científicos e sociais.