ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS E CONTEXTOS: REDIMENSIONANDO O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos, Maria Antonia Ramos de Azevedo, Marilene Gabriel Dalla Corte, Patrícia do Amaral Comarú, Rosemar de Fátima Vestena

Resumo


Neste trabalho, objetivamos analisar algumas experiências brasileiras e internacionais em cursos de formação de professores, envolvendo atividades de práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados, enquanto estratégias que desempenham papel fundamental no âmbito da formação inicial e continuada, por propiciarem um clima de interação via parceria universidade escola e por provocarem o desencadeamento de um processo reflexivo-analítico nessas instâncias formadoras. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar teoricamente aspectos subjacentes ao tema, assim como destacar experiências significativas de estágio e práticas de ensino na formação de professores. Também realizamos o relato das estratégias formativas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, traduzidas mais especificamente pelas atividades de prática de ensino e estágios supervisionados, com a finalidade de evidenciar a importância da inter-relação teoria e prática para a formação e atuação do pedagogo. Como conclusões, destacamos a importância das práticas de ensino como estratégias formativas dos professores formadores e dos acadêmicos, para que seja articulada, de forma crítica, a práxis pedagógica, isto é, a verdadeira relação entre a teoria e a prática dos conhecimentos científicos e sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.