ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS E CONTEXTOS: REDIMENSIONANDO O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo
  • Marilene Gabriel Dalla Corte
  • Patrícia do Amaral Comarú
  • Rosemar de Fátima Vestena

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar algumas experiências brasileiras e internacionais em cursos de formação de professores, envolvendo atividades de práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados, enquanto estratégias que desempenham papel fundamental no âmbito da formação inicial e continuada, por propiciarem um clima de interação via parceria universidade escola e por provocarem o desencadeamento de um processo reflexivo-analítico nessas instâncias formadoras. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar teoricamente aspectos subjacentes ao tema, assim como destacar experiências significativas de estágio e práticas de ensino na formação de professores. Também realizamos o relato das estratégias formativas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, traduzidas mais especificamente pelas atividades de prática de ensino e estágios supervisionados, com a finalidade de evidenciar a importância da inter-relação teoria e prática para a formação e atuação do pedagogo. Como conclusões, destacamos a importância das práticas de ensino como estratégias formativas dos professores formadores e dos acadêmicos, para que seja articulada, de forma crítica, a práxis pedagógica, isto é, a verdadeira relação entre a teoria e a prática dos conhecimentos científicos e sociais.

Downloads

Publicado

2005-04-22

Edição

Seção

Artigos