A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3835Resumo
O estudo teve como objetivo compreender como a Abordagem Temática vem sendo desenvolvida no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas pesquisas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, bem como discutir possibilidades de sua utilização nesse contexto. Para isso, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, na qual emergiram duas categorias: i) Perspectivas de Abordagem Temática e ii) Dinâmicas de aula. As perspectivas evidenciadas contribuem para novas compreensões sobre a natureza da ciência, no desenvolvimento da criticidade e na problematização da realidade. A dinâmica mais utilizada é os Três Momentos Pedagógicos. Ademais, identificou-se a necessidade de utilizar dinâmicas que contextualizem os conhecimentos escolares. Portanto, este estudo apresenta caminhos para a utilização da Abordagem Temática nos Anos Iniciais e, sobretudo, demonstra a carência de pesquisas nesse nível de ensino pela área, por isso, ressalta-se a importância de ampliar os estudos sobre essa perspectiva curricular, assim como utilizar propostas balizadas na Abordagem Temática no contexto dos Anos Iniciais visto suas inúmeras contribuições aos processos educativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









