A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3835

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender como a Abordagem Temática vem sendo desenvolvida no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas pesquisas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, bem como discutir possibilidades de sua utilização nesse contexto. Para isso, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, na qual emergiram duas categorias: i) Perspectivas de Abordagem Temática e ii) Dinâmicas de aula. As perspectivas evidenciadas contribuem para novas compreensões sobre a natureza da ciência, no desenvolvimento da criticidade e na problematização da realidade. A dinâmica mais utilizada é os Três Momentos Pedagógicos. Ademais, identificou-se a necessidade de utilizar dinâmicas que contextualizem os conhecimentos escolares. Portanto, este estudo apresenta caminhos para a utilização da Abordagem Temática nos Anos Iniciais e, sobretudo, demonstra a carência de pesquisas nesse nível de ensino pela área, por isso, ressalta-se a importância de ampliar os estudos sobre essa perspectiva curricular, assim como utilizar propostas balizadas na Abordagem Temática no contexto dos Anos Iniciais visto suas inúmeras contribuições aos processos educativos.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2018). Tem experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com ênfase na formação de professores e metodologias para o Ensino de Ciências/Biologia. Desenvolveu pesquisas na área da fisiologia vegetal, com propagação in vitro e ex vitro de espécies vegetais do bioma Pampa. Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências. Além disso, é professora na Escola Marista Santa Marta.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em Educação pela mesma instituição.  Atualmente, é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde e Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD. Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2014-2018). Coordenou, de maio de 2018 a dezembro de 2019, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Pereira, D. N., & Muenchen, C. (2021). A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. VIDYA, 41(2), 79–95. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3835

Edição

Seção

Artigos