A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Diuliana Nadalon Pereira, Cristiane Muenchen

Resumo


O estudo teve como objetivo compreender como a Abordagem Temática vem sendo desenvolvida no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas pesquisas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, bem como discutir possibilidades de sua utilização nesse contexto. Para isso, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, na qual emergiram duas categorias: i) Perspectivas de Abordagem Temática e ii) Dinâmicas de aula. As perspectivas evidenciadas contribuem para novas compreensões sobre a natureza da ciência, no desenvolvimento da criticidade e na problematização da realidade. A dinâmica mais utilizada é os Três Momentos Pedagógicos. Ademais, identificou-se a necessidade de utilizar dinâmicas que contextualizem os conhecimentos escolares. Portanto, este estudo apresenta caminhos para a utilização da Abordagem Temática nos Anos Iniciais e, sobretudo, demonstra a carência de pesquisas nesse nível de ensino pela área, por isso, ressalta-se a importância de ampliar os estudos sobre essa perspectiva curricular, assim como utilizar propostas balizadas na Abordagem Temática no contexto dos Anos Iniciais visto suas inúmeras contribuições aos processos educativos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.