A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS, DA SUSTENTABILIDADE E DOS CORREDORES ECOLÓGICOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maira dos Santos Silveira, Eduarda Tais Breunig, Laura Oestreich, Andrea Ines Goldschmidt

Resumo


Cada vez mais se faz necessário discutir temas relacionados às questões ambientais, e nesse sentido a manutenção da biodiversidade e a importância das abelhas consistem em temas emergentes. A pesquisa objetivou investigar as percepções de estudantes de quintos anos sobre a importância das abelhas, da sustentabilidade e dos corredores ecológicos para a partir destas propor estratégias de conscientização. A pesquisa do tipo quanti-qualitativa, baseou-se num estudo de caso, desenvolvida com 45 estudantes de quintos anos do ensino fundamental em uma escola pública. Foi aplicado um questionário semiestruturado sobre concepções prévias acerca do tema, e posteriormente a sequência didática. Os dados foram tabulados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que os participantes apresentaram um maior conhecimento relacionado à sustentabilidade e às abelhas, se comparado aos corredores ecológicos. Contudo, por meio das atividades propostas, houve uma ampliação dos conhecimentos iniciais, corroborando para o processo de alfabetização científica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3828

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.